slide
slide
slide
slide
slide
slide
slide
Lagoa da Confusão, Quarta Feira , 01 de Outubro de 2014
LAGOA DA CONFUSÃO – TO

Lagoa da Confusão

Pedra da Lagoa

População 2010: 10.210 habitantes

 

Área da unidade territorial (Km²):  10.564,565

 

Densidade demográfica (hab/Km²): 0,97

 

Código do Município:  171190

 

Gentílico: Lagoense

 

Prefeito: Leoncio Lino de Sousa Neto

 

 

 

 

 

 

História

O município foi criado em 5 de outubro de 1989. A história de Lagoa da Confusão se inicia em 1933, com a chegada das primeiras famílias. A primeira visão que elas tiveram foi de uma imensa lagoa azul, protegida por serras e pântanos; a dificuldade que elas enfrentaram para chegar à lagoa gerou muita confusão. Por isso, o nome do povoado e, posteriormente, do município. A emancipação política do município ocorreu após plebiscito, realizado em 10 de fevereiro de 1991, com o desmembramento de Cristalândia.

 

 

Geografia

Localiza-se a uma latitude 10º47’37″ sul e a uma longitude 49º37’25″ oeste.

A topografia de 90% do município é plana, tratando-se de várzeas úmidas de alta produtividade, tudo auxiliado por um clima tropical durante o ano todo.

 

 

Economia

Mesmo sendo um município jovem, possuí uma das maiores rendas per capita do estado do Tocantins, tudo alicerçado na produção agropecuária.

O município é o maior produtor de arroz irrigado do estado do Tocantins, com área plantada de aproximadamente 50.000 ha no período das chuvas (novembro a março), e plantio de 40.000 no período de inverno.[carece de fontes] Planta-se no inverno sementes de soja, feijão, milho, melancia, produtos estes distribuidos para todo o país.

No município da Lagoa da Confusão existe água abundante para irrigação, fornecida pelos rios Formoso, Urubu, Javaés e Douradinho.

O município possuí uma boa capacidade de armazenagem de grãos, possuindo vários armazéns gerais, entre eles JC Armazéns Gerais, AGB Armazéns Gerais, Cooperativa do Vale da Lagoa e Cooperlago, além dos estruturas de armazenagem localizadas nas propriedades particulares. Recentemente, com a construção pelo Governo do Estado do Tocantins, de uma ponte sobre o Rio Formoso, atendendo uma revindicação do Presidente do Sindicato Rural de Lagoa da Confusão, Júlio César B. de Freitas, abriu-se uma fronteira agrícola de aproximadamente 80.000 ha, de terras férteis e irrigáveis, o que poderá impulsionar a economia da região,principalmente porque na região em tela, conhecida como Ilha do Formoso, a topografia é extremamente plana e existe água em abundância (Rio Formoso e Javaés), o que propicia a irrigação de toda a área.

 

Na safra agrícola de 2.006/2.007, o município teve um expressivo aumento de área plantada, atingindo a sua maior produção, algo em torno de 3.000.000 de sacas de arroz, e também alcançou suas melhores médias de produtividade, atingindo um patamar de 90 sacas por hectare de arroz irrigado. O município da Lagoa da Confusão, é um dos poucos do Brasil, liberados para a produção de soja semente durante o período de inverno. A liberação foi feita pelo Governo Federal, e aconteceu pois na região pouco se desenvolve a Ferrugem Asiática, pelas condições climática da região. Na safra de inverno do ano de 2.009, o município teve toda a sua área irrigável cultivada, sendo plantadas sementes de soja, feijão para consumo e melancia. Estima-se que nesta safra de inverno (maio a outubro) deve ser colhido mais de 20.000 caminhões de melancia no município. Para a safra 2.009/2.010 , esta rendo incrementada uma área de plantio de aproximadamente 3.000 ha, o que fará que o município que já é um dos maiores arrecadadores de ICMS do estado, aumente sua importância como polo regional de agricultura irrigada. Conforme o Censo de 2.010, o município da cidade de Lagoa da Confusão cresceu 65,61%, perdendo em crescimento demográfico somente para a capital do estado Palmas, que teve um incremento em sua população de 66,21%. Ainda, hoje não mais se produz 20.000 caminhões de melancia no município, mas algo em torno de 80.000 caminhões por safra. Há na comunidade uma mobilização visando a preservação ambiental da região, isto plenamente apoiado pelos produtores rurais e associações. Pode-se citar como destaque a atuação da APROSEL (Associação dos Produtores de Sementes e Mudas da Lagoa da Confusão e Várzeas do Tocantins), entidade que congrega em seu quadro de componentes todos os produtores ícones na utilização de tecnologia e consequente alta produtividade. No ano de 2.009/2.010 houve um enorme ingremento no estabelecimento de empresas produtoras de sementes de soja, vindas praticamente de todo o país, atraídas pela qualidade e sanidade do produto produzido na região, aliado ao baixo custo de produção.

 

Turismo

Uma das maiores potencialidades de renda da região é o turismo, representado por uma linda lagoa que dá nome à cidade, além de grutas, fauna abundante e flora exuberante, fatores característicos da região amazônica.

 

 

 

Alguns fotos das belas paisagens de Lagoa da Confusão, tocantins.

 

Vista aéria da beira da Lagoa...

Vista aéria da beira da Lagoa…

 

 

 

Fotos de alguns animais e pássaros tipicos de nossa região e também dos projetos de arroz.

 

Veado Cervo

Veado Cervo

 

 

 

Conexão Lagoa

Comentarios - Facebook

Comentario

10 Comentários Quero comentar!

  • de mais adorooooooooo

    Comentário by julyanna gomes da silva — 8 de maio de 2013 @ 17:15

  • So esta faltando informação sobre a saúde local, como anda o planejamento e estrategias de saúde, quantas unidades possui no municipio e qual a situação delas, se tem posto ou hospital de pequeno poste, qual a assistencia mais utilizada, qual local de referencia se o municipio não tem suporte para dar assistencia necessaria, ou seja, a situação total da saúde no municipio de lagoa da confusão.

    Comentário by Sheila Polliana — 23 de julho de 2013 @ 13:51

  • A cidade é encantadora, maravilhosa, um lugar lindo para se viver. Parabéns, cuide bem desse Paraíso.

    Comentário by Sheila Polliana — 23 de julho de 2013 @ 13:53

  • Adoro a Lagoa da Confusão. Belo lugar.

    Comentário by Nelma Aires — 1 de agosto de 2013 @ 17:19

  • pretendo mora na lagoa da confusão!!

    Comentário by julio cesar de lima — 9 de agosto de 2013 @ 18:20

  • adorei conheçer lagoa da confusao estive ai em 2007 terezinha de lemos vice prefeita é minha tia….

    Comentário by jose fernando de amorim — 21 de setembro de 2013 @ 23:28

  • esse paraíso um dia irei conhecer.

    Comentário by jandira frança — 30 de novembro de 2013 @ 22:58

  • quro morar nessa cidade quando for maior achei muito legal

    Comentário by rafael da silva — 24 de janeiro de 2014 @ 18:44

  • A princípio quem chega e olha a lagoa propriamente dita se empolga, mas logo percebe a falta de estrutura total da cidade. Não tem um lugar que realmente possa se chamar de um restaurante “bom”. é tudo “Mais OU MENOS” a “Péssimo”. Acaba caindo na vala comum dos churrasquinhos na beira de calçada. É triste, além do descaso do poder público com o acesso a cidade, as Vias que estão sempre esburacadas. A rede hoteleira é bem fraquinha com pousadas ruins. Pra quem tem condições financeiras e vem por aqui acha um horror e nunca mais volta. Aqui é bom pra pescar e beber, ouvi um morador falar. Ainda bem que tem bastante trabalho e a fauna é muito rica. Pelo menos os recursos de impostos, já que tem muita atividade agrícola, deveriam alavancar a cidade, mas como sabemos os recursos vão mais não voltam. Quem tem bom gosto, para passeio, aqui só vem uma vez!!!

    Comentário by Paulo decepcionado — 28 de janeiro de 2014 @ 21:17

  • Eu moro em Lagoa a 40 anos e sou feliz,aqui e tudo de bom amo minha cidade, minha familia,e meus amigos, trabalho na Câmara municipal de Vereadores a 21 anos..Lagoa da Confusão e MARAVILHOSA…

    Comentário by MAROLY DORTA SANTOS DA COSTA — 25 de abril de 2014 @ 19:53

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Av. Manoel Pereira Alves nº 1041 - Qd. 47 Lt. 13 – Centro – CEP: 77.493-000 - Lagoa da Confusão – TO.

Atendimento: (63) 9224 5571 / 9995 2925 | atendimento@conexaolagoa.com.br

Copyright®2012 - 2014 Conexão Lagoa - Todos os direitos reservados.