slide
slide
slide
slide
slide
slide
slide
slide
slide
Lagoa da Confusão, Domingo, 26 de Outubro de 2014
LAGOA DA CONFUSÃO – TO

Lagoa da Confusão

Pedra da Lagoa

População 2010: 10.210 habitantes

 

Área da unidade territorial (Km²):  10.564,565

 

Densidade demográfica (hab/Km²): 0,97

 

Código do Município:  171190

 

Gentílico: Lagoense

 

Prefeito: Leoncio Lino de Sousa Neto

 

 

 

 

 

 

História

O município foi criado em 5 de outubro de 1989. A história de Lagoa da Confusão se inicia em 1933, com a chegada das primeiras famílias. A primeira visão que elas tiveram foi de uma imensa lagoa azul, protegida por serras e pântanos; a dificuldade que elas enfrentaram para chegar à lagoa gerou muita confusão. Por isso, o nome do povoado e, posteriormente, do município. A emancipação política do município ocorreu após plebiscito, realizado em 10 de fevereiro de 1991, com o desmembramento de Cristalândia.

 

 

Geografia

Localiza-se a uma latitude 10º47’37″ sul e a uma longitude 49º37’25″ oeste.

A topografia de 90% do município é plana, tratando-se de várzeas úmidas de alta produtividade, tudo auxiliado por um clima tropical durante o ano todo.

 

 

Economia

Mesmo sendo um município jovem, possuí uma das maiores rendas per capita do estado do Tocantins, tudo alicerçado na produção agropecuária.

O município é o maior produtor de arroz irrigado do estado do Tocantins, com área plantada de aproximadamente 50.000 ha no período das chuvas (novembro a março), e plantio de 40.000 no período de inverno.[carece de fontes] Planta-se no inverno sementes de soja, feijão, milho, melancia, produtos estes distribuidos para todo o país.

No município da Lagoa da Confusão existe água abundante para irrigação, fornecida pelos rios Formoso, Urubu, Javaés e Douradinho.

O município possuí uma boa capacidade de armazenagem de grãos, possuindo vários armazéns gerais, entre eles JC Armazéns Gerais, AGB Armazéns Gerais, Cooperativa do Vale da Lagoa e Cooperlago, além dos estruturas de armazenagem localizadas nas propriedades particulares. Recentemente, com a construção pelo Governo do Estado do Tocantins, de uma ponte sobre o Rio Formoso, atendendo uma revindicação do Presidente do Sindicato Rural de Lagoa da Confusão, Júlio César B. de Freitas, abriu-se uma fronteira agrícola de aproximadamente 80.000 ha, de terras férteis e irrigáveis, o que poderá impulsionar a economia da região,principalmente porque na região em tela, conhecida como Ilha do Formoso, a topografia é extremamente plana e existe água em abundância (Rio Formoso e Javaés), o que propicia a irrigação de toda a área.

 

Na safra agrícola de 2.006/2.007, o município teve um expressivo aumento de área plantada, atingindo a sua maior produção, algo em torno de 3.000.000 de sacas de arroz, e também alcançou suas melhores médias de produtividade, atingindo um patamar de 90 sacas por hectare de arroz irrigado. O município da Lagoa da Confusão, é um dos poucos do Brasil, liberados para a produção de soja semente durante o período de inverno. A liberação foi feita pelo Governo Federal, e aconteceu pois na região pouco se desenvolve a Ferrugem Asiática, pelas condições climática da região. Na safra de inverno do ano de 2.009, o município teve toda a sua área irrigável cultivada, sendo plantadas sementes de soja, feijão para consumo e melancia. Estima-se que nesta safra de inverno (maio a outubro) deve ser colhido mais de 20.000 caminhões de melancia no município. Para a safra 2.009/2.010 , esta rendo incrementada uma área de plantio de aproximadamente 3.000 ha, o que fará que o município que já é um dos maiores arrecadadores de ICMS do estado, aumente sua importância como polo regional de agricultura irrigada. Conforme o Censo de 2.010, o município da cidade de Lagoa da Confusão cresceu 65,61%, perdendo em crescimento demográfico somente para a capital do estado Palmas, que teve um incremento em sua população de 66,21%. Ainda, hoje não mais se produz 20.000 caminhões de melancia no município, mas algo em torno de 80.000 caminhões por safra. Há na comunidade uma mobilização visando a preservação ambiental da região, isto plenamente apoiado pelos produtores rurais e associações. Pode-se citar como destaque a atuação da APROSEL (Associação dos Produtores de Sementes e Mudas da Lagoa da Confusão e Várzeas do Tocantins), entidade que congrega em seu quadro de componentes todos os produtores ícones na utilização de tecnologia e consequente alta produtividade. No ano de 2.009/2.010 houve um enorme ingremento no estabelecimento de empresas produtoras de sementes de soja, vindas praticamente de todo o país, atraídas pela qualidade e sanidade do produto produzido na região, aliado ao baixo custo de produção.

 

Turismo

Uma das maiores potencialidades de renda da região é o turismo, representado por uma linda lagoa que dá nome à cidade, além de grutas, fauna abundante e flora exuberante, fatores característicos da região amazônica.

 

 

 

Alguns fotos das belas paisagens de Lagoa da Confusão, tocantins.

 

 

 

 

Fotos de alguns animais e pássaros tipicos de nossa região e também dos projetos de arroz.

 

Veado Cervo

Veado Cervo

 

 

 

Conexão Lagoa

Comentarios - Facebook

Comentario

10 Comentários Quero comentar!

  • de mais adorooooooooo

    Comentário by julyanna gomes da silva — 8 de maio de 2013 @ 17:15

  • So esta faltando informação sobre a saúde local, como anda o planejamento e estrategias de saúde, quantas unidades possui no municipio e qual a situação delas, se tem posto ou hospital de pequeno poste, qual a assistencia mais utilizada, qual local de referencia se o municipio não tem suporte para dar assistencia necessaria, ou seja, a situação total da saúde no municipio de lagoa da confusão.

    Comentário by Sheila Polliana — 23 de julho de 2013 @ 13:51

  • A cidade é encantadora, maravilhosa, um lugar lindo para se viver. Parabéns, cuide bem desse Paraíso.

    Comentário by Sheila Polliana — 23 de julho de 2013 @ 13:53

  • Adoro a Lagoa da Confusão. Belo lugar.

    Comentário by Nelma Aires — 1 de agosto de 2013 @ 17:19

  • pretendo mora na lagoa da confusão!!

    Comentário by julio cesar de lima — 9 de agosto de 2013 @ 18:20

  • adorei conheçer lagoa da confusao estive ai em 2007 terezinha de lemos vice prefeita é minha tia….

    Comentário by jose fernando de amorim — 21 de setembro de 2013 @ 23:28

  • esse paraíso um dia irei conhecer.

    Comentário by jandira frança — 30 de novembro de 2013 @ 22:58

  • quro morar nessa cidade quando for maior achei muito legal

    Comentário by rafael da silva — 24 de janeiro de 2014 @ 18:44

  • A princípio quem chega e olha a lagoa propriamente dita se empolga, mas logo percebe a falta de estrutura total da cidade. Não tem um lugar que realmente possa se chamar de um restaurante “bom”. é tudo “Mais OU MENOS” a “Péssimo”. Acaba caindo na vala comum dos churrasquinhos na beira de calçada. É triste, além do descaso do poder público com o acesso a cidade, as Vias que estão sempre esburacadas. A rede hoteleira é bem fraquinha com pousadas ruins. Pra quem tem condições financeiras e vem por aqui acha um horror e nunca mais volta. Aqui é bom pra pescar e beber, ouvi um morador falar. Ainda bem que tem bastante trabalho e a fauna é muito rica. Pelo menos os recursos de impostos, já que tem muita atividade agrícola, deveriam alavancar a cidade, mas como sabemos os recursos vão mais não voltam. Quem tem bom gosto, para passeio, aqui só vem uma vez!!!

    Comentário by Paulo decepcionado — 28 de janeiro de 2014 @ 21:17

  • Eu moro em Lagoa a 40 anos e sou feliz,aqui e tudo de bom amo minha cidade, minha familia,e meus amigos, trabalho na Câmara municipal de Vereadores a 21 anos..Lagoa da Confusão e MARAVILHOSA…

    Comentário by MAROLY DORTA SANTOS DA COSTA — 25 de abril de 2014 @ 19:53

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Av. Manoel Pereira Alves nº 1041 - Qd. 47 Lt. 13 – Centro – CEP: 77.493-000 - Lagoa da Confusão – TO.

Atendimento: (63) 9224 5571 / 9995 2925 | atendimento@conexaolagoa.com.br

Copyright®2012 - 2014 Conexão Lagoa - Todos os direitos reservados.